2 dentes de alhos 1 colher (sopa) azeite 3 cebolas 3 xícaras de milho Orégano, pimenta e sal 6 tomates 300 g carne moída
Numa frigideira aqueça o azeite e misture a carne, cebolas picadas, alho amassado. Depois que estiverem macias, junte os tomates sem pele e sem sementes, o milho e tempere. Tampe a frigideira e deixe cozinhar em fogo baixo durante 1h30. Retire o suco liberado pelo tomate, se julgar necessário. Deve ficar bem espesso. Sirva com batatas cozidas. Rendimento: 4 porções.
É uma dança coletiva, apresentadas nas celebrações tradicionais. Os dançarinos imitam o movimento de um barco navegando, que reflete uma característica do ambiente em que se desenvolve a vida dos habitantes de Chiloé.
Esta dança, muito popular, consiste na representação de dois gaviões que rodeiam uma pomba. Por isso, os dois homens que participan da dança devem realizar graciosos movimentos para despertar o interesse da mulher. Ela, por sua vez, se deixa cortejar, meio tímida e esquiva mantem uma atitude mais passiva.
Dança em pares , uma das mais características do arquipélago de Chiloé. Se observa a influência espanhola na postura e em alguns giros dos dançarinos. Existem varias versões, e em uma delas a música fala da Espanha e dos touros bravos.
Considerada a dança mais tradicional dos bailes do norte do país, principalmente das zonas pre-cordilheiranas da Primera Región, de grande influência altiplânica. É parecida com a "cueca", já que mostra a conquista de um homem a uma coquete dama, guiados pelo gracioso movimento dos lenços.
A origem desta dança se encontra no pasodoble espanhol. Consiste em um sapateado galante, onde os braços ficam levantados e dobrados, com os punhos cerrados sustentando as mãs das mulheres
Conhecida também como sajuria, sijuría, sanjuriana, sejuriana y secudiana. Era uma dança em pares, típica da zona central, que já se encontra extinta. Existiam varías coreografías. Na mais conhecida os dançarinoss se deslocavam-se com saltos, evoluindo com zapateo de punta y taco, enarbolando pañuelos.
Esta dança é simples e pode ser dançada em pares ou em grupos. Os dançarinos entram na pista de mãos dadas. As mulheres seguem os homens e mostram-se tímidas e envergonhadas . Em fileira , frente à frente, se colocam em pares . O homem move os braços convidando a mulher a dar uma meia volta, pegando a saia com a mão até ficar frente a ele. O passo é muito simples e consiste em um trote fixo de três tempos e no quarto tempo se levanta um joelho.
Dança de casal , aqui a mulher substitui o lenço por um chapéu, se afasta e se aproxima misturando passos lentos com outros curtos e rápidos. Após a dança da conquista, o casal esconde seus rostos por trás do chapéu simulando um beijo.