sábado, 31 de outubro de 2009

Festividades















As festas em Chile são un espetáculo de cor, música, dança e tradição.
O ano começa o 1 de Janeiro, quando os chilenos celebram o Ano Novo com esperança.
O Dia 6, é a "Festa dos Reis", especialmente no povoado de Pica, 140 quilômetros ao sudeste de Iquique. A peregrinação dura dois dias nos que a imagem do Menino Jesus percorre as principais ruas. São numerosos os dançantes que com vistosos trajes típicos executam seu baile em homenagem ao Menino. Neste mês há também importantes festivais como o Festival Nacional do Folklore, a Feira Internacional de Artesanato Tradicional em San Bernardo, o Festival del Huaso em Olmué e as famosas Semanas Musicais em Frutillar.

Em fevereiro destacam os preparativos da Quaresma em todo o país; o Festival Internacional de Jazz em Tongoy; o prestigiado Festival de Costumes de Chilote; o Festival Internacional da Canção de Viña del Mar onde fazem ato de presença os melhores intérpretes de América e Tapati Rapa Nui, que não é outra cosa que a Semana de Ilha de Páscoa. Não deve-se esquecer a Noite Valdiviana na cidade de Valdivia.

Em março, sem dúvida, o mais interessante é a celebração da Semana Santa, especialmente na pitoresca localidade de Codpa, a 288 quilômetros ao nordeste de Iquique. São milhares os peregrinos que chegam para participar de ritos de origem pagã-religiosa. A romaria culmina com una procissão noturna iluminando a escuridão com as numerosas tochas. Destacam também o Campeonato Nacional de Rodeio em Rancagua, onde pode-se admirar aos melhores jinetes do Chile e a Féria do Lar em Santiago.

O 1 de Maio, como no resto de países da América Latina, celebra-se o Dia do Trabalho.
O Dia 2 é a festa da Cruz de Maio. Na cidade de Temuco vê-se a cruz em procissão, enquanto que em Peumo realiza-se uma peregrinação à cruz que se encontra no alto de um cerro.
O dia 21 comemora-se as Glórias Navais, em lembrança da batalha naval de Iquique. O mês fecha a celebração do Corpus Christi.

Em Junho é a Festa de São Pedro e São Paulo, celebração muito vistosa em todos os portos e calhetas do país.

A tradicional Festa da Tirana, festeja-se o dia 16 de julho . Centenas de peregrinos chegam ao lugar em romaria para venerar à Virgem da Tirana, que segundo a lenda indígena era a princesa Ñusta Huillac , chamada A Tirana por seu despotismo. A princesa apaixonou-se por um prisioneiro português devoto do Virgem do Carmo, que converteu-a ao cristianismo, sendo surpreendidos pelos soldados, e depois sacrificados. A festa destingue-se, também, pelos "danzarines" e "chinos" que bailam em torno à imagens providos de máscaras e vestimentas representando a Lucifer.

Em agosto o Dia 15, celebra-se a Asunção da Virgem, enquanto que o 18 de setembro se comemora o Dia da Independência Nacional. O dia seguinte, é o Dia das Forças Armadas.

Outubro acolhe, o Dia 12, o "Descobrimento" celebrado na América como o Dia da Raça. Destaca também o Campeonato Internacional de Surf, a Bienal de Arquitetura e a Féria Internacional de Santiago.

O dia 1 de novembro, o Dia de Todos os Santos, sem esquecer a Féria Internacional do Livro.

No mês de dezembro, o dia 8, a Imaculada Conceição e o 25, Natal.
O ano é encerrado e na última noite aconselhamos para deslocar-se a Valparaíso, onde a celebração do Ano Novo é um verdadeiro espetáculo.

Fonte: www.rumbo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário