quinta-feira, 5 de novembro de 2009

De onde vem a palavra Chile?






Parece uma pergunta tão simples que a maioria das pessoas talvez nem sequer se questiona. Mas a resposta não é tão simples nem categórica quanto se poderia esperar. As versões são múltiplas. Cronistas e historiadores chegam a diferentes teorias sobre a origem do nome desta longa faixa de terra chamada Chile.

Segundo Molina, uma notável figura intelectual chilena e autor de obras como o Compendio de la historia geográfica, natural y civil del reino de Chile e o Ensayo sobre la historia natural de Chile, o nome do país viria de trih ou chi, palavra mapuche pela qual se chamava um pássaro com manchas amarelas nas asas.

Para o cronista do século XVIII, Diego de Rosales, a denominação desse país provém do nome do cacique que governava o vale de Aconcágua até a invasão dos incas, antes da chegada dos espanhóis.

Também se relaciona com os incas a versão do historiador Ricardo Latcham. Ele disse que a palavra Chile se deve a um grupo de índios mitimaes traídos pelos incas, vindos de uma região do Peru onde havia um rio batizado com esse nome.

Entre as teorias anônimas se destaca aquela que diz que a origem seria aymará, já que o inca Tupac Yupanqui havia dado essa denominação às terras conquistadas ao sul do império inca, até o vale do Aconcágua.

Além dessas versões, o mais provável é que existam várias outras que alcançaram menor difusão. O que importa é estar claro que não há uma mais verdadeira que a outra e você pode ficar com a que mais lhe agradar!

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário